(function() {var s=document.createElement("script"); s.async=true; s.src="//widgets.amung.u

segunda-feira, 14 de abril de 2014

CAICÓ:BARRAGEM TRANSBORDA NO SABUGI E MORADORES SE ANIMAM COM CHUVA DE 94 MM.

A chuva de 94 milímetros caída ontem, (04), na Vila Dois, do Perímetro Irrigado Itans-Sabugi, fez transbordar uma das barragens da comunidade (veja fotos) deixando as 32 famílias residentes no local esperançosas de que o inverno vai pegar de vez. As precipitações de março mudaram a paisagem do lugar. O percurso de 11 km entre Caicó e a vila, antes seco e cinzento, mudou radicalmente e o verde agora predomina.
O pasto ficou abundante, o gado se farta, os pássaros cantam mais felizes. A tela cheia de vida ficou completa com a sangria da barragem neste sábado. Antes de chegar ao reservatório, uma parada em um casarão setecentista carregado de lendas e histórias. Dizem os moradores mais antigos que a casa pertencia a uma família holandesa composta por 11 padres. Escravos também habitaram o lugar. A diocese de Caicó tentou reformá-lo, mas o DNOCS não permitiu e a construção está abandonada.
É preciso descer uma ladeira alta e pedregosa para chegar a barragem do Sabugi, mas vale a pena. A água barrenta, acumulada antes da pequena parede, desce cristalina por entre as pedras do sangradouro. É o milagre das águas e seu poder de transformar o sertão do Seridó. É o presente de Deus para nós 

Nenhum comentário:

Postar um comentário