(function() {var s=document.createElement("script"); s.async=true; s.src="//widgets.amung.u

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pescador de Macau com mais de 40 anos de profissão aleta para doença no camarão.


Pescador de Macau com mais de 40 anos de profissão aleta para doença no camarão.
O pescador Claudio da cidade de Macau com mais de 40 anos de profissão, em um seminário no município de Assú alerta consumidores de camarão para a Larva que vem infectando o camarão de criadores.
 
 De acordo com o pescador a larva pode prejudicar o ser humano tendo visto que se o camarão está doente quem consumir também pode adoecer; Diz Claudio.
 
Ainda de acordo com pesquisar, os criadores estão bastante desanimado com a doença, sendo que o camarão está sendo vendido mesmo doente porém muitos morrem antes do tamanho adequado para vender, biólogos afirmam que a doença não é prejudicial ao ser humano.
A doença é originária da Ásia e chegou ao Brasil em 2004. É provocada por um vírus que ataca o sistema imunológico do crustáceo, levando a morte. O camarão infectado fica com pequenas manchas brancas na casca.
 
O crustáceo pode ser comercializado, mas apesar da venda ser permitida, os criadores reclamam que quase não têm o que comercializar, já que a taxa de mortalidade é grande.
Segundo a Cooperativa dos Criadores do Rio Grande do Norte, 40% da produção da região foi perdida nos últimos três meses. A orientação do Ministério da Pesca é para os criadores procurarem os órgãos estaduais de defesa agropecuária para buscar informações sobre as medidas de manejo que podem ser adotadas para enfrentar a mancha branca.
 
É importante que todos lembrem da frase do pescador Claudio “Se o camarão está doente quem consumir também pode adoecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário